Cidades Quixaba PB
Quixaba sedia a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
Com o objetivo de analisar a situação da saúde, as prioridades locais, formular propostas no âmbito municipal e elaborar um relatório final, foram pautados e debatidos o tema central da Conferência a fim de construir propostas que contribuirão para o estabelecimento de políticas públicas que favoreçam trabalhadores e trabalhadoras.
08/04/2025 06h52
Por: Políticas & Negócios Fonte: Claudete Leitão

Em ação colaborada entre as Prefeituras de Quixaba e Salgadinho, por meio das Secretarias de Saúde, foi realizada nesta segunda-feira (7), no auditório do Complexo Municipal de Assistência Social de Quixaba, a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

Com o objetivo de analisar a situação da saúde, as prioridades locais, formular propostas no âmbito municipal e elaborar um relatório final, foram pautados e debatidos o tema central da Conferência a fim de construir propostas que contribuirão para o estabelecimento de políticas públicas que favoreçam trabalhadores e trabalhadoras.

A primeira metade do evento foi marcada pela palestra de Davi Nunes, secretário de Saúde de Quixaba, sobre a "Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, como Direito Humano". O Secretário quixabense definiu a Conferência como uma "semente plantada" para os próximos anos.

"Hoje, plantamos sementes. Esse evento irá ajudar a construir, pela primeira vez, em Quixaba e em Salgadinho, uma política voltada para trabalhadores e trabalhadoras. Hoje, expressarmos o desejo de um trabalho muito mais sério, com dignidade, para mudarmos a vida do trabalhador, tanto de instituições públicas, quanto privadas," disse o Secretário.

Após a palestra e o coffee-break, foi iniciada a segunda etapa do encontro, onde os profissionais se reuniram e dividiram-se em três grupos para definirem, por eixos temáticos, propostas de melhorias para a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras que serão encaminhadas para a etapa estadual da Conferência. Ao término das discussões, cada proposta foi apresentada, sistematizada, votada e adicionada ao relatório final.

A 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora foi finalizada com as escolhas dos delegados de cada município para a etapa estadual. Cada município escolheu dois representantes (um do segmento trabalhador e do segmento usuário) e um suplente.