O município de São José do Bonfim participou nesta quarta-feira (23) da I Conferência Regional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento aconteceu na cidade de Tavares e contou com a participação de representantes de nove municípios Água Branca, Imaculada, Juru, Manaíra, São José de Princesa, São José do Bonfim, Princesa Isabel, Tavares e Teixeira.
Com o tema 'Situação dos direitos humanos de crianças em adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidade, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade' o debate teve o objetivo de integrar representantes de todas as cidades para pensar soluções e ações de inclusão.
A discussão foi realizada a partir da formulação de cinco eixos temáticos.
EIXO TEMÁTICO: 1 PROMOÇÃO E GARANTIA DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CONTEXTO PANDÊMICO E PÓS-PANDEMIA;
EIXO TEMÁTICO 2: ENFRENTAMENTO DAS VIOLAÇÕES E VULNERABILIDADES RESULTANTES DA PANDEMIA DA COVID – 19.
EIXO TEMÁTICO 3: AMPLIAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NOS ESPAÇOS DE DISCUSSÃO E DELIBERAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E DEFESA DOS SEUS DIREITOS, DURANTE E APÓS A PANDEMIA;
EIXO TEMÁTICO 4 PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE NA DELIBERAÇÃO, EXECUÇÃO, GESTÃO E CONTROLE SOCIAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES CONSIDERANDO O CENÁRIO PANDÊMICO, FORTALECER ESPAÇOS COMUNITÁRIOS PERMANENTES, INCENTIVANDO AÇÕES DE PARTICIPAÇÃO DOS ADOLESCENTES EM REUNIÕES DA SOCIEDADE CIVIL E DE DIREITO.
EIXO TEMÁTICO 5 GARANTIA DE RECURSOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DURANTE E APÓS A PANDEMIA DE COVID-19.
O eixo temático 2 foi discutido pelos representantes da cidade de São José do Bonfim.