Cada vez mais presente em nosso dia a dia, os avanços tecnológicos também fazem a diferença na capacitação e proteção das equipes dentro de uma empresa. Quando falamos em Saúde e Segurança no Trabalho, as tecnologias são eficazes em gerar resultados, reduzir tempo e acelerar processos, potencializando a produtividade, e gerando economia de custos.
O tema cada vez mais presente nas empresas, será discutido pelo SESI da Paraíba, que reunirá no próximo dia 30 de novembro, um grupo de especialistas, na sede da FIEP, em Campina Grande, durante o Simpósio Saúde e Segurança do Trabalho.
A programação presencial acontecerá das 17h às 21h, e contará com a participação de empresários, profissionais de SST e representantes de instituições parceiras. A proposta é abordar sobre as tecnologias disponíveis na rede SESI para apoiar a saúde e segurança nas diversas organizações, com foco nas indústrias. Recursos que vão desde a oferta de material educativo on line para promoção da saúde, até a coleta, sistematização e uso da inteligência de dados para aprimoramento da gestão de saúde e segurança nas empresas.
O evento começa com a DegustaTech, Feira de Degustação de Tecnologias, e a partir das 18h, terão início as palestras com uma apresentação da Estratégia Nacional de SST realizada por Katyana Aragão –Gerente Executiva do SESI/DN.
Durante o Simpósio haverá ainda palestras sobre “Telemedicina e Telessaúde: desafios além do aspecto tecnológico e da capacitação humana”, com Claudio Patrús de Campos Bello – Médico Especialista do SESI/DN. Na sequência, “Saúde, Tecnologia e Inovação - Case Saúde Mental”, com a Coordenadora do Centro de Inovação SESI em Tecnologias para Saúde - CIS Tech – Marcela Purificação (SESI/SC).
Trazendo uma discussão sobre “Avaliação de Saúde e Segurança em Trabalhadores da Indústria ASSTI - Resultados e Soluções” o evento contará com a participação de Fabíola Pietroski – Analista de Promoção da Saúde do SESI/RS. Por sua vez, o SESI Paraíba fará uma abordagem sobre “A importância das Tecnologias Avaliativas para o Monitoramento dos Indicadores de Saúde e Segurança” com Fernando Melo – Supervisor de Promoção da Saúde.
Outros temas de grande relevância também serão trazidos para o painel, como é o caso da apresentação sobre a “Incorporação de Tecnologias para a Promoção da Saúde”, com Nadja Oliveira – Diretora Técnica da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqtcPB) e a participação do SENAI São Paulo, por meio do ISTA - Instituto SENAI de Tecnologias Assistivas, com a palestra “Eliminando barreiras para inclusão no mercado de trabalho através da Tecnologia Assistiva” realizada pelo Engenheiro Gustavo Pina.
A programação será encerrada com um painel que reunirá todos os especialistas participantes do evento.
Programação Paralela
Durante o dia 30, a FIEP também sediará o Encontro de Gestores ASSTI, que acontecerá no auditório Francisco Alves Pereira. A programação reunirá gestores do SESI da Paraíba, profissionais da área de Mercado, e a equipe que trabalha com a Metodologia ASSTI.
A Metodologia ASSTI, consiste numa ferramenta que permite a coleta e análise de dados, elaboração de relatórios e aplicação dos resultados, por meio de 42 indicadores que serão monitorados e permitirão que o SESI acompanhe índices relacionados ao estilo de vida dos funcionários das empresas, fatores de produtividade e a percepção de segurança no trabalho.
A ASSTI já está sendo aplicada por 20 departamentos regionais do SESI, entre eles Pernambuco, Piauí, Bahia, Maranhão, Paraíba e Ceará na região Nordeste, e em Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Distrito Federal, no Centro-Oeste, além dos estados do Amapá, Acre, Pará, Roraima e Rondônia, no Norte, e Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e São Paulo no Sudeste e Sul do país.
As atividades acontecerão das 09h às 12h, de forma presencial. Para se inscrever acesse o link: https://apptuts.bio/simposiosesi . Informações adicionais sobre o Simpósio SESI Saúde e Segurança do Trabalho podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101- 5381.