Conquistar clientes, produzir e entregar no prazo, gerenciar as entradas e saídas de dinheiro, a rotina do empreender é muito dinâmica. Trabalhar por conta própria, acaba sendo o sonho de muitas pessoas.
Um desejo que Alekssandra sempre teve, mas por falta de conhecimento e oportunidade, ela nunca colocou em prática. Só que no mês de setembro, o sonho começou a ser realizado. Alekssandra se matriculou no curso de Confeiteiro oferecido pelo SENAI da Paraíba, em parceria com a prefeitura municipal de Mogeiro e o Instituto Alpargatas.
O curso de 200 horas, começou no dia 26 de setembro, e duas turmas estão sendo capacitadas na área. E alguns alunos já estão empreendendo, antes mesmo da conclusão, que só acontecerá no dia 15 de dezembro.
“Nunca tinha feito nenhum curso nessa área, por falta de condições financeiras. E estou muito feliz e agradecida por essa oportunidade, que o SENAI, o Instituto Alpargatas e a Prefeitura de Mogeiro estão me proporcionando, é um sonho se realizando”, comentou Alekssandra que está trabalhando com a oferta de salgados para festa.
Durante o curso, além das boas práticas de fabricação, e padronização dos produtos, os alunos aprendem a calcular custo, quantidade de ingredientes, prazo de validade, armazenamento, até mesmo como ele deve ser comercializado.
“Depois do curso, além de todo conhecimento que tem me ajudado na produção dos salgados, consegui melhorar a qualidade do meu produto, dando mais sabor e até diversificando o cardápio para minha clientela”, comemora.
A nova empreendedora quer ir mais longe, e faz planos para o futuro. “Meus planos é continuar trabalhando na área de alimentos, com produção de tortas, salgados, e quem sabe futuramente abrir uma mini padaria, com lanchonete para atender minha clientela num ambiente aconchegante, e onde eu possa oferecer produtos com qualidade cada vez melhor, revelou.
O curso também trouxe mudanças para quem já trabalha com alimentos. É o caso de Márcia Maria, que há 10 anos trabalha com produção de tortas e salgados na cidade de Mogeiro, e decidiu ampliar os conhecimentos se matriculando na turma.
“Estou aprimorando o meu trabalho, aprendendo novas receitas, e aqueles produtos que eu já faço ganharam em qualidade e sabor, porque são feitos usando novas técnicas que aprendi com o SENAI”, comentou Márcia.
“Participar de forma efetiva da realização dos sonhos e projetos dos nossos alunos é verdadeiramente o que nos motiva a continuar levando conhecimento aos lugares mais longínquos da Paraíba, através das Unidades Moveis do SENAI, contribuindo para a geração de renda, e uma maior sustentabilidade nos municípios atendidos”, afirmou Alan Queiroz, instrutor de Confeitaria do SENAI PB.