Política Política
Trump pode influenciar eleições de 2026, apontam 44% dos brasileiros
Pesquisa revela que 51% acreditam em desafios para Lula com novo presidente dos EUA
21/01/2025 13h00
Por: Políticas & Negócios Fonte: Claudete Leitão

O instituto Real Time Big Data divulgou nesta segunda-feira (20) uma pesquisa com a opinião dos brasileiros sobre o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo o levantamento, 44% acreditam que o republicano pode influenciar a direita nas eleições presidenciais do Brasil no ano que vem. Além disso, 51% acham que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá dificuldade nas relações pessoais com Trump devido à posição ideológica de cada um.

A pesquisa Real Time Big Data ouviu 1.500 pessoas das cinco regiões do Brasil. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Confira os resultados a seguir.

Relação com o Brasil

“Você acredita que por serem de linhas ideológicas diferentes, Lula e Donald Trump terão dificuldades nas relações pessoais e isso possa ser prejudicial para a relação Brasil-Estados Unidos?”.

“Você acredita que a posse de Trump pode ter influência na direita nas eleições presidenciais do Brasil em 2026?”

“Pensando nas relações Brasil – Estados Unidos, você acredita que o governo de Donald Trump será benéfico para o Brasil?”

Opinião sobre Trump

“O que você achou da vitória de Donald Trump nas Eleições Americanas?”

“Em relação a Donald Trump, você diria que a imagem que possui dele, é:”

“Se você tivesse tido a possibilidade de votar nas eleições norte americanas, quem você teria escolhido para presidir o país?”

Temas internos e política internacional

“Você acredita que Donald Trump pode ser importante para resolver os principais conflitos que o mundo enfrenta hoje, como a Guerra Russo–Ucraniana e a Guerra Israel-Hamas?”

“Você acredita que Donald Trump fará movimentos mais duros contra a imigração nos Estados Unidos?”

“Em relação as recentes declarações de Donald Trump sobre anexar o Canadá, mudar o nome do Golfo do México e comprar a Groenlândia, como você enxerga esses movimentos?”