Política Governo do Estado
João Azevêdo Participa em Brasília de Ato pelos Dois Anos dos Ataques Antidemocráticos de 8 de Janeiro
A agenda inclui um ato solene no Palácio do Planalto, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e uma manifestação na Praça dos Três Poderes, organizada pela Frente Brasil Popular.
08/01/2025 14h21 Atualizada há 2 semanas
Por: Políticas & Negócios Fonte: Tamiris de castro

O governador da Paraíba, João Azevêdo, está em Brasília nesta quarta-feira (8) para participar das homenagens que marcam os dois anos dos ataques antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023. A agenda inclui um ato solene no Palácio do Planalto, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e uma manifestação na Praça dos Três Poderes, organizada pela Frente Brasil Popular.

No Palácio do Planalto, Lula apresentará obras de arte restauradas, como o histórico relógio trazido por Dom João VI e a pintura “As Mulatas”, de Di Cavalcanti, ambas danificadas durante os ataques. O evento contará com a presença de governadores de todo o país, representantes dos Três Poderes e figuras da cultura e das artes, em uma demonstração de união em defesa da democracia.

Além do ato no Planalto, o governador João Azevêdo participará da manifestação na Praça dos Três Poderes, que deve reunir cerca de mil pessoas, incluindo militantes e representantes de movimentos sociais. Organizações como a CUT, OAB e CNBB estarão presentes, reafirmando o compromisso com a preservação da democracia no Brasil.

Relembrando os ataques
Em 8 de janeiro de 2023, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e depredaram as sedes do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF), em uma tentativa de justificar uma intervenção militar no país. A situação foi controlada pelas forças de segurança no mesmo dia.

Responsabilização pelos atos

·       1.682 pessoas foram denunciadas;

·       371 já foram condenadas pelo STF;

·       155 permanecem presas;

·       61 estão foragidas;

·       527 firmaram acordos judiciais.

As atividades em Brasília reforçam o compromisso das instituições e da sociedade em preservar a memória dos ataques e fortalecer a democracia, um valor fundamental para o país.