Geral Geral
Seca deve aumentar no Nordeste nos próximos meses, alerta INMET
De acordo com o documento, a previsão indica chuvas abaixo da média climatológica em toda a Região, principalmente nos estados do Piauí, Ceará e Maranhão
03/12/2024 10h40
Por: Políticas & Negócios Fonte: Claudete Leitão

O mais recente Boletim Agroclimatológico do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) aponta que a região Nordeste deve registar uma aumento de área com seca, nos próximos meses.

De acordo com o documento, a previsão indica chuvas abaixo da média climatológica em toda a Região e a seca deve se acentuar nos estados do Piauí, Ceará e Maranhão.

Já em relação à temperatura do ar, o INMET espera que fique acima da média histórica em toda a região, com destaque para o sul do Maranhão e do Piauí, onde as
temperaturas podem ser mais elevadas.

Nos próximos três meses, a previsão aponta para baixos níveis de chuva na maior parte da região, com destaque para o Maranhão, sul do Piauí e da Bahia.

Paraíba

Na Paraíba é esperada uma diminuição das chuvas que devem atingir o litoral do estado em Dezembro. Essa precipitação vai se deslocar para o sertão do estado, deixando a faixa litorânea do estado com baixa umidade no solo, pois as chuvas previstas não serão suficientes para um aumento significativo no armazenamento.