A prefeitura de Barra de Santa Rosa realizou mais uma capacitação através do projeto Reciclo – parceria entre a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e a Prefeitura Municipal que ocorre através do Fundo de Direitos Difusos da Paraíba.
Na reunião, as palestras apresentadas têm como foco os princípios fundamentais da cooperatividade, o fortalecimento das relações coletivas, a valorização do trabalho em equipe, e a importância dos catadores seletivos no processo de reciclagem.
O projeto Reciclo tem como uma das finalidades fortalecer a relação entre os catadores de recicláveis, a sociedade, e a gestão municipal, bem como em diminuir a vulnerabilidade social e alimentar dessa parcela da população.
Presente no encontro, o prefeito Neto Nepomuceno corroborou com a iniciativa do projeto e reforçou a importância da consciência ambiental dos profissionais da coleta seletiva. “Estamos sempre dispostos a estabelecer parcerias importantes como essa da Famup com o Ministério Público e a Prefeitura de Sapé. Meus parabéns a todos por essa cultura do aproveitamento. Meu respeito e admiração a todos vocês” afirmou.
No final do evento, os catadores foram contemplados pelas mãos do Prefeito Neto Nepomuceno, com triciclos que irão facilitar é muito o trabalho de coleta realizado no município.
O prefeito exaltou o trabalho dos catadores de recicláveis e reiterou o compromisso com o segmento. “Estão realizando um lindo trabalho em nosso município. O trabalho é árduo, mas é muito bem-feito. Gostaria de dizer que nossa equipe estará sempre a disposição de vocês, para ajudar, ouvir as reivindicações e também para aprender”, pontuou.
Já o presidente da associação da coleta seletiva de Barra, confirmou a relevância do projeto. “Um evento como este é tudo, já que nos dá a esperança de colocar o pão na mesa a cada dia. A capacitação leva a gente para o futuro, nos faz entender ainda mais a nossa profissão, e como ela é importante”, avaliou.