O governador João Azevêdo se reuniu nesta segunda-feira (2) na Granja Santana com o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, e o vice-prefeito Léo Bezerra, além de auxiliares das gestões estadual e municipal, para alinhar o cronograma de obras do Serviço de Ônibus Rápido (BRS). O projeto, com investimento superior a R$ 400 milhões, será financiado por meio de operação de crédito com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
O governador destacou a importância da parceria com a Prefeitura de João Pessoa para melhorar o transporte público. “Todo o sistema de transporte público da cidade passará por um avanço significativo, com a implantação de ônibus elétricos e terminais de integração. A Prefeitura será responsável pelos corredores das Avenidas Epitácio Pessoa e 2 de Fevereiro e dois terminais, enquanto o Governo do Estado cuidará dos corredores da Pedro II, Cruz das Armas e dos terminais Metropolitano, Cruz das Armas e Pedro II”, frisou João Azevêdo, ressaltando que os recursos estão garantidos e que as obras devem começar o mais rápido possível.
O prefeito Cícero Lucena reforçou o compromisso com a mobilidade urbana e sustentabilidade. “Estamos avançando na parte técnica e econômica do projeto, trabalhando juntos para entregar rapidamente esse benefício à população, que representa um avanço tecnológico sustentável, eficiente e que mudará para melhor a vida das pessoas”, afirmou.
O secretário de Infraestrutura estadual, Deusdete Queiroga, explicou que o cronograma está em consolidação e prevê a conclusão dos projetos de dois terminais até fevereiro de 2025, com licitação em março e início das obras no primeiro semestre do mesmo ano. “Os terminais de Oitizeiro e Mangabeira estão entre as prioridades”, destacou.
O Governo do Estado será responsável por dois corredores de ônibus e três terminais de integração:
· Corredor Cruz das Armas: Extensão de 15,3 km, ligando a área central ao sul da cidade, beneficiando 285.490 moradores em 24 bairros.
· Corredor Pedro II: Extensão de 14,5 km, conectando o centro à região sudeste, com impacto positivo para 182.988 habitantes em 11 bairros.
· Terminal Metropolitano: Integrará 67 das 93 linhas de ônibus convencionais no município, promovendo maior eficiência no transporte.
Os Terminais Cruz das Armas e Pedro II serão equipamentos inéditos no sistema de mobilidade urbana da cidade, com potencial para melhorar a qualidade de vida de aproximadamente 467 mil pessoas.
A Prefeitura de João Pessoa será responsável pela implantação de:
· Corredores nas Avenidas Epitácio Pessoa e 2 de Fevereiro;
· Terminais de integração no Bessa e na Avenida 2 de Fevereiro;
· Sistemas de transporte inteligente (STI) para melhoria da mobilidade no centro da cidade.
A secretária executiva de Infraestrutura estadual, Virgiane Melo, e o secretário municipal de Planejamento, Ayrton Falcão, participaram do encontro, reforçando a colaboração entre as equipes técnicas estaduais e municipais para garantir a execução do projeto no prazo estipulado.