Política Política
Prefeitos e Prefeitas eleitos da Paraíba participam de Seminários Novos Gestores nesta segunda e terça em Brasília
A Região Nordeste (exceto Maranhão e Piauí) e dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo participam segunda edição dos Seminários Novos Gestores, que deve receber mais de 800 eleitos na capital federal, é promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e tem o escopo de capacitar os eleitos para a gestão 2025-2028.
18/11/2024 10h54
Por: Políticas & Negócios Fonte: Claudete Leitão

Prefeitos e Prefeitas da Paraíba eleitos para a nova gestão de 2025-2028 participam nesta segunda e terça feira em Brasília da segunda edição dos Seminários Novos Gestores.

A Região Nordeste (exceto Maranhão e Piauí) e dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo participam segunda edição dos Seminários Novos Gestores, que deve receber mais de 800 eleitos na capital federal, é promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e tem o escopo de capacitar os eleitos para a gestão 2025-2028. 

Durante o credenciamento dos participantes, alguns prefeitos relataram à Agência de Notícias da CNM como o evento poderá auxiliá-los na administração local. O prefeito eleito para Araruna (PB), Availdo Azevedo, destacou que a CNM tem papel fundamental na luta pela pauta municipalista. “Esse evento é muito importante, principalmente para mim, que fui prefeito há 20 anos atrás e estou voltando agora para comandar o Município novamente. Nesse tempo muita coisa mudou e muita coisa agora é mais tecnológica e a gente precisa estar inteirado de tudo e esse evento vai nos proporcionar isso”, relatou. 

O prefeito eleito para comandar Petrópolis (RJ), Hingo Hammes, avalia que o evento proporciona uma troca de experiências entre os gestores. “A troca de experiências nos permite ter uma relação com outros prefeitos. A pauta municipalista é muito extensa e essa oportunidade de aprender mais e saber que a gente pode contar com a CNM unindo tudo isso pra lutar pelos nossos interesses é gratificante”, frisou. 

Marcos Henrique, eleito para governar o Município de Indiaroba (SE), informou que já conhece o trabalho realizado pela CNM e que suas expectativas para o evento estão altas. “Sei da importância da CNM para os Municípios brasileiros e principalmente para meu Estado. A CNM é a entidade que ajuda a pautar o governo e o Parlamento [nacional] e a solucionar os problemas que nos enfrentamos lá na ponta. Esse evento vai contribuir muito para meu mandato”, afirmou. 

Mulher na política

Uma das prefeitas eleitas paraibana , a gestora do município de Bayeux, Tacyana Leitão, ressaltou a importância de grupos como o Movimento Mulheres Municipalista (MMM) na luta pela ampliação da mulher na política. “Tivemos um numero significativo de mulheres eleitas em nosso estado isso é motivo de muito orgulho. Sabemos que a mulher tem o dom de cuidar do Município, assim como cuida dos filhos”, defendeu. “Nesse congresso da CNM trocar ideias e adquirir mais conhecimento para fortalecer nossa administração para gerir nosso município a partir de 1° de Janeiro. Estou empolgada”, disse. 

Já o prefeito de Alagoa Nova Neto Carneiro falou da importância de eventos dessa natureza para os novos gestores  “ participar de eventos dessa natureza é muito importante para nós gestores pois conseguimos debater assuntos bastante pertinentes para administração publica como também conseguimos trocar experiências com aqueles que já estão nas gestões e assim garantir uma administração pautada em transparência e eficiência” falou.

A segunda edição do evento vai até esta terça-feira, 19, com diversas plenárias que darão um norte aos novos prefeitos e prefeitas do Brasil.