O deputado paraibano Hugo Motta (Republicanos) continua ampliando sua base de apoio na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. Nesta quarta-feira (6), as bancadas do Solidariedade, PRD e Rede anunciaram oficialmente seu apoio à candidatura de Motta para o próximo biênio.
Com essas novas adesões, Motta já conta com o apoio de 14 das 20 legendas com representação na Câmara, acumulando uma base de votos superior ao necessário para ser eleito presidente da Casa. Para vencer, ele precisa de 257 votos, mas, somando os representantes dos partidos que o apoiam, o deputado já atinge um total de 385 votos.
O Solidariedade e a Rede, juntos, possuem 10 deputados. Até recentemente, ambas as legendas estavam inclinadas a apoiar Elmar Nascimento (União-BA), que também disputa a presidência. A Rede, com um deputado, integra uma federação com o PSOL, mas o PSOL, por enquanto, indicou que não apoiará Motta e ainda está em processo de definição sobre sua posição na eleição.
Com essas alianças, Hugo Motta se fortalece como o principal candidato à presidência da Câmara e avança com uma ampla base para alcançar o comando da Casa nos próximos dois anos.