Política FAMUP
Famup destaca importância da alfabetização infantil nos municípios durante seminário promovido pelo TCE-PB e Governo da Paraíba
“A Famup está sempre pronta a contribuir com ações e debates que garantam o fortalecimento do municipalismo e o desenvolvimento da sociedade”, destacou o presidente George Coelho.
22/10/2024 13h16
Por: Políticas & Negócios Fonte: Claudete Leitão

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) destacou nesta terça-feira (22) a importância de debater a alfabetização infantil nos municípios com os novos gestores que comandarão as administrações municipais a partir de janeiro de 2025. As discussões aconteceram durante o seminário “Tribunal e Educação com Foco na Alfabetização” realizado pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) em parceria com a Secretaria de Educação do Estado.

“Essa é uma importante iniciativa, pois garante o fortalecimento de ações nos municípios paraibanos pelos novos gestores eleitos e reeleitos no último dia 6 de outubro já que os municípios são os principais responsáveis pelo início da trajetória escolar, tanto na educação infantil como na etapa de alfabetização. A Famup está sempre pronta a contribuir com ações e debates que garantam o fortalecimento do municipalismo e o desenvolvimento da sociedade”, destacou o presidente George Coelho.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as iniciativas do TCE-PB na área educacional, discutir a importância da fiscalização e das ferramentas tecnológicas no processo de alfabetização e participarem de palestras sobre o Pacto pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa – com o Secretário de Estado da Educação, Wilson Santiago Filho; TCE na Fiscalização da Educação – com Eduardo Ferreira Albuquerque, Auditor de Controle Externo e Diretor de Auditoria e Fiscalização; e Sistemas do TCE-PB – com Ed Wilson Fernandes de Santana, Auditor de Controle Externo e Diretor de Tecnologia e Informação.

O evento realizado no Centro Cultural Ariano Suassuna, em João Pessoa, foi realizado com o objetivo de orientar os prefeitos eleitos e reeleitos e fortalecer o diálogo entre gestores municipais e estaduais, além de promover estratégias que assegurem a alfabetização adequada das crianças.