O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para uma nova onda de calor que pode fazer setembro registrar as temperaturas mais altas da história para o mês. A partir do meio-dia desta terça-feira (3) até as 18h de quinta-feira, as temperaturas em nove estados podem ficar cerca de 5ºC acima da média.
Os estados mais afetados incluem Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia, com algumas áreas de Espírito Santo, Pará e Minas Gerais também sentindo o impacto. Já o Nordeste, litoral do Rio Grande do Sul e algumas áreas do Norte não deverão sofrer grandes alterações de temperatura.
Esse fenômeno de calor intenso e prolongado tem se tornado mais comum nos últimos anos, especialmente nas regiões Central e Centro-Oeste do Brasil. Segundo o Climatempo, esta onda pode ser mais forte que as anteriores deste ano, com possibilidade de persistir até meados da segunda quinzena de setembro. A chuva deve chegar a essas áreas apenas entre o final do mês e o início de outubro.
Com informações do Correio da Paraiba