Política Famup-PB
Famup Parabeniza Municípios por Índices de Desenvolvimento Sustentável
Os gestores foram premiados pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) nesta sexta-feira (9), com certificado e medalha, durante a Expotec 2024.
12/08/2024 17h04
Por: Políticas & Negócios Fonte: Tamiris de Castro

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) parabenizou os municípios que se destacaram e obtiveram os melhores índices de Desenvolvimento Sustentável (IDS) em suas respectivas regiões geoadministrativas. Os gestores foram premiados pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) nesta sexta-feira (9), com certificado e medalha, durante a Expotec 2024.

A colocação dos municípios aconteceu com base nos indicadores monitorados pela Plataforma de Territorialização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na Paraíba (ODS-PB). Os municípios que obtiveram os melhores indicadores receberam do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, a Comenda Município Sustentável e o Selo Município Sustentável.

O presidente da Famup, George Coelho, destacou a iniciativa da Assembleia Legislativa e disse que a premiação estimula os gestores a sempre fazer o melhor pelos municípios e a população. “Quero primeiro parabenizar a Assembleia em nome do presidente Adriano Galdino por essa premiação e esse reconhecimento aos municípios. E quando a gente tem sustentabilidade e ações de sustentabilidade, isso requer gestão e, acima de tudo, comprometimento dos gestores. E quando a Assembleia promove um encontro desse para premiar esses gestores, é muito bom, porque você potencializa mais gestões a fazer o melhor”, destacou.

Antes de iniciar a premiação, o presidente Adriano Galdino ressaltou que a iniciativa da ALPB, em parceria com diversas instituições, visa incentivar a adoção de práticas sustentáveis em todo o Estado. “A Comenda e o Selo Município Sustentável é uma medida inovadora e tem como objetivo reconhecer e premiar os gestores municipais e os respectivos municípios paraibanos com os melhores Índices de Desenvolvimento Sustentável – IDS, nas regiões geoadministrativas a que pertencem, a partir dos indicadores”, explicou.

Municípios premiados em cada região:

1ª Região

1 – João Pessoa
2- Sapé
3 – Cabedelo

2ª Região

1 – Solânea
2 – Serra da Raíz
3 – Guarabira

3ª Região

1 – Olivedos
2 – Boa Vista
3 – Campina Grande

4ª Região

1 – Pedra Lavrada
2 – Frei Martinho
3 – Barra de Santa Rosa

5ª Região

1 – Gurjão
2 – Sumé
3 – Zabelê

6ª Região

1 – São José do Sabugi
2 – Várzea
3 – Junco do Seridó

7ª Região

1 – Pedra Branca
2 – Coremas
3 – Piancó

8ª Região

1 – Belém do Brejo do Cruz
2 – Catolé do Rocha
3 – São Bento

9ª Região

1 – São João do Rio do Peixe
2 – Poço Dantas
3 – Cajazeiras

10ª Região

1 – Vieirópolis
2 – Santa Cruz
3 – Sousa

11ª Região

1 – Manaíra
2 – Tavares
3 – Princesa Isabel

12ª Região

1 – Pedras de Fogo
2 – Itatuba
3 – Mogeiro

13ª Região

1 – Aparecida
2 – Pombal
3 – Condado

14ª Região

1 – Mamanguape
2 – Cuité de Mamanguape
3 – Mataraca