Na próxima sexta-feira (9), a Assembleia Legislativa da Paraíba vai premiar municípios com o selo de sustentabilidade durante a Expotec, uma feira de tecnologia. A Paraíba se destaca por ser o único estado no Brasil a usar uma plataforma que monitora indicadores sociais em todos os seus 223 municípios, seguindo a metodologia da ONU.
Em uma entrevista ao programa Hora H, apresentado por Heron Cid e Wallison Bezerra na Rede Mais Rádio, Buba Germano, ex-deputado estadual e membro da comissão organizadora, explicou que o município vencedor receberá o selo e a comenda, enquanto o segundo e terceiro colocados receberão apenas a comenda.
Germano ressaltou que a avaliação considerou as microrregiões, totalizando 14 no estado, para garantir comparações justas entre municípios próximos, levando em conta os indicadores estabelecidos. Ele destacou que não seria justo comparar diferentes dinâmicas econômicas, como a de Picuí, com um PIB de 1,5%, com a de Grande João Pessoa, que é de 42%. Segundo Germano, a metodologia é inquestionável, pois oferece iguais oportunidades a todos os municípios.
Ele também observou que a força econômica nem sempre se traduz em desenvolvimento social. "A dinâmica econômica não garante o desenvolvimento social: é a vontade de fazer a diferença. Existem municípios que fazem muito com poucos recursos e outros que fazem pouco com muitos recursos. Em nosso estado, como na Grande João Pessoa, onde a economia é forte, não necessariamente temos os melhores indicadores sociais", afirmou Germano.
P&N com informações do Mais PB