Nesta terça-feira (6), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em parceria com associações de jornalismo, lança uma campanha para combater a desinformação durante as eleições. O evento acontece na sede do Tribunal às 18h.
Com o slogan “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”, a campanha utiliza gírias regionais para engajar os eleitores e destacar a importância de não espalhar informações falsas. As eleições municipais estão marcadas para 6 de outubro, com o segundo turno em 27 de outubro, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em 5.568 municípios.
A ideia central da campanha é alertar que mentiras podem comprometer o voto do eleitor. Inspirada por um encontro entre a diretora-executiva da Aner, Regina Bucco, e a ministra Cármen Lúcia no STF, a campanha foi desenvolvida por profissionais de diversas associações, com frases impactantes aprovadas pessoalmente pela ministra.
A campanha adota um tom descontraído para alertar sobre o perigo das fake news, incentivando a checagem de informações antes de compartilhá-las. Frases como “Bah! Mentira é chinelagem!”, “Oxe! Mentira é de lascar!”, “Compartilhe apenas papo reto”, “Nada de migué. Verifique!” e “Cuidado com conteúdo leso” serão divulgadas nas redes sociais.
Perfil do Eleitorado
O Brasil conta com mais de 155 milhões de eleitores aptos a votar. Destes, 52% são mulheres e 48% são homens, totalizando 81,8 milhões de eleitoras e 74 milhões de eleitores. Além disso, 47,2 mil pessoas se identificaram como transgênero. A faixa etária mais representativa é de 45 a 59 anos, com 38.883.736 eleitores. Entre os jovens de 16 e 17 anos, há 1,83 milhão de eleitores.
A maior concentração de eleitores está no Sudeste, com 66,9 milhões de pessoas (42,9%). O Nordeste tem 43,3 milhões de eleitores (27,7%), o Sul conta com 22,9 milhões (14,7%), o Norte tem 12,9 milhões (8,3%) e o Centro-Oeste possui 9,7 milhões (6,2%).
Entre os eleitores, 42.154.620 possuem ensino médio completo (27% do total), enquanto 3,57% são analfabetos. Cerca de 93,9% dos eleitores se declararam solteiros e 52 mil são casados. Eleitores com deficiência totalizam 1.451.846.
Segundo o TSE, 140.038.765 eleitores não declararam cor, representando 89,8% do total. Mais de 8,5 milhões se identificaram como pardos (5,45%), 1,8 milhão como pretos (1,16%) e 5,2 milhões como brancos (3,3%).
P&N com informações do Correio da Paraíba