O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, solicitou uma reunião com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva para debater sobre as recentes eleições na Venezuela, nas quais Nicolás Maduro foi reeleito. Conforme informações da CNN Brasil, a reunião está prevista para as 15h30, e o presidente Lula deve aceitar o convite.
As eleições presidenciais venezuelanas ocorreram no último domingo (28), resultando na vitória do atual presidente, Nicolás Maduro. Em seguida, protestos e confrontos entre manifestantes e a polícia eclodiram em Caracas. O governo venezuelano acusou vários países, incluindo os EUA, de interferirem no processo eleitoral e no direito do povo à autodeterminação.
O governo brasileiro, através do Itamaraty, elogiou o caráter pacífico das eleições na Venezuela e afirmou estar acompanhando de perto a contagem dos votos.
Washington expressou “sérias preocupações” sobre a possibilidade de os resultados das eleições não refletirem a vontade do povo venezuelano, conforme declarou o secretário de Estado, Antony Blinken.
Por fim, o chefe do Ministério Público da Venezuela, Tarek William Saab, informou que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) deve divulgar “nas próximas horas” as atas eleitorais detalhando os resultados de cada uma das mais de 30 mil mesas de votação.
P&N com informações do WSCOM