Alunos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) criaram um sistema capaz de auxiliar na identificação de conteúdos produzidos por Inteligência Artificial. A ferramenta é lançada com a parceira do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).
Lançado como Sistema uIAra, a ferramenta é capaz de distinguir vozes reais de vozes criadas em computadores e servirá de apoio aos juízes eleitorais durante as eleições municipais deste ano.
“Nada melhor do que combater a inteligência artificial, do que utilizando a própria inteligência artificial”, afirmou o professor Alisson Brito, coordenador do Laboratório de Engenharias de Sistema e Robóticas (Laser), umas das unidades da Universidade envolvida no projeto.
De acordo com o professor, apenas os juízes eleitorais terão acesso à ferramenta que será disponibilizada em uma plataforma online. Caso apareça alguma demanda ou denúncia, o juiz vai colocar o conteúdo em questão, seja áudio ou vídeo, para passar por uma análise.
“A Inteligência Artificial é uma ciência probabilística”, reiterou o professor. De acordo com Alisson, a ferramenta vai mostrar a probabilidade do conteúdo ser real ou falso, mas sempre ficará a cargo do juiz eleitoral o poder de julgamento.
“A intenção nunca é de ser uma ferramenta que substitua o magistrado, mas ser uma ferramenta de apoio”, afirmou.