O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), e o presidente da Câmara Municipal, Dinho Dowsley (PSD), deram um importante passo para a obtenção de um empréstimo de 55,5 milhões de euros (cerca de R$ 336 milhões) junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). A assinatura do contrato ocorreu nesta terça-feira (23), e agora aguarda a aprovação do Senado e do Tesouro Nacional para a finalização da operação de crédito.
Os recursos serão destinados a investimentos em mobilidade urbana e na revitalização do Rio Jaguaribe. Do total, 44,3 milhões de euros virão da AFD, enquanto a contrapartida do poder público municipal será de 11 milhões de euros.
Dinho Dowsley destacou que os recursos permitirão significativos avanços na mobilidade urbana de João Pessoa e trarão benefícios ambientais. "A Câmara Municipal acompanhou todas as etapas da negociação. O projeto de autorização do empréstimo foi aprovado em tempo recorde", afirmou Dinho.
Dos 55,5 milhões de euros, 33,3 milhões serão alocados em obras de mobilidade, com 30 milhões financiados pela AFD e 2,8 milhões como contrapartida da Prefeitura de João Pessoa.
Para a revitalização do Rio Jaguaribe, serão investidos 18,6 milhões de euros, dos quais 13,2 milhões virão da AFD e 5,4 milhões serão aportados pela Prefeitura. Além disso, haverá investimentos em gestão socioambiental do programa, totalizando 3,4 milhões de euros, com 700 mil euros da AFD e 2,7 milhões da Prefeitura de João Pessoa.
P&N com informações do Mais PB