A Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba, por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde e do Núcleo Estadual de Imunizações, ampliou a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) para indivíduos com idades entre 15 e 45 anos que utilizam a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV. Essa ampliação segue a recomendação do Ministério da Saúde, que incluiu este novo grupo prioritário no Plano Nacional de Imunizações (PNI) com o objetivo de fortalecer a prevenção e o tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e cânceres relacionados ao HPV em todo o estado.
Os 223 municípios da Paraíba já estão preparados para aplicar a vacina, que é recomendada e disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina contra o HPV pode ser encontrada em todas as salas de vacina dos municípios e no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) em João Pessoa.
Além desses locais, os usuários de PrEP podem se vacinar no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em ISTs, localizado em Jaguaribe, João Pessoa, e no Serviço de Assistência Especializada (SAE) em Campina Grande.
Além do novo grupo de 15 a 45 anos, a vacinação contra o HPV também é destinada a:
O Papilomavírus Humano (HPV) é uma infecção sexualmente transmissível que pode causar verrugas genitais e está associada ao desenvolvimento de câncer do colo do útero, vulva, pênis, ânus e orofaringe. Além da transmissão sexual, o HPV pode ser transmitido por contato direto com a pele ou mucosa infectada, mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal.
A profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV consiste no uso de medicamentos antirretrovirais para proteger as pessoas que possam ser expostas ao HIV, proporcionando uma camada adicional de segurança contra a infecção.