O analista político Heron Dias, do portal Mais PB, apresentou uma análise detalhada sobre o cenário eleitoral para a prefeitura de João Pessoa, destacando a diversidade de opções para os eleitores nas próximas eleições. Com a inclusão definitiva do PT na disputa, conforme decisão do comando nacional do partido, o leque de candidatos abrange um amplo espectro ideológico, garantindo que todos os perfis de eleitores sejam contemplados.
Para os eleitores de centro, o projeto de reeleição do prefeito Cícero Lucena (PP), ex-PSDB, pode ser uma escolha atrativa. Outro nome de centro é o deputado federal Ruy Carneiro (Podemos), também com uma trajetória ligada ao antigo PSDB.
Representando o bolsonarismo, o ex-ministro Marcelo Queiroga será o porta-voz da direita paraibana. Após várias controvérsias e discussões internas no PL, Queiroga consolidou sua candidatura com a presença de Sérgio Queiroz (Novo), um pastor evangélico e ex-candidato ao Senado, reforçando o viés conservador da chapa.
A esquerda, que até então carecia de uma candidatura mais alinhada com suas ideias, foi contemplada pela decisão do PT nacional de lançar um candidato próprio em João Pessoa. O escolhido deve ser o deputado estadual Luciano Cartaxo, ex-prefeito da cidade por dois mandatos, que entrará na disputa pronto para comparar sua gestão anterior com a atual.
A variedade de candidatos é positiva para os eleitores, que terão opções para todos os gostos ideológicos. No entanto, essa diversidade também representa um desafio para os candidatos, que precisam ir além das ideologias e oferecer propostas concretas e soluções reais para os problemas enfrentados pela população. Afinal, os eleitores não se contentarão apenas com promessas e aparências; eles querem ver ações e resultados efetivos.
P&N com Mais Pb