Saúde Boa Vista
CRAS de Boa Vista reúne Grupo de Mulheres Quilombolas de Santa Rosa e fala sobre os benefícios da Auriculoterapia
Considerada uma parte da acupuntura, essa técnica promove a estimulação mecânica de pontos específicos da orelha para aliviar dores e tratar problemas físicos e psíquicos.
26/10/2022 09h21 Atualizada há 2 anos
Por: Políticas & Negócios Fonte: Claudete Leitão

A Prefeitura de Boa Vista, através do CRAS reuniu nesta terça-feira o Grupo de Mulheres Quilombolas de Santa Rosa para falar sobre os benefícios da Auriculoterapia.

Com a pandemia, as pessoas vêm de lá para cá, passando por momentos difíceis, sobrecarregados, cansados, com estresse excessivo e crises de ansiedade. A equipe percebeu que era necessário cuidar desses sentimentos que ficaram enraizados e que traz consequências enormes em todas as pessoas de forma muito forte.

Dessa forma a equipe que comanda o CRAS buscam alternativas para melhorar esse impacto que vem modificando a qualidade de vida de muitos, no município. Por isso a fisioterapeuta Monic Leite se dispões a falar sobre a Auriculoterapia.

Auriculoterapia, um método criado pela Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que se baseia na ideia de que o pavilhão auricular da orelha é um microssistema onde todo corpo é representado. Considerada uma parte da acupuntura, essa técnica promove a estimulação mecânica de pontos específicos da orelha para aliviar dores e tratar problemas físicos e psíquicos. 
Dentre os benefícios da prática, além de tratar as dores do corpo, a auriculoterapia traz benefícios para a mente, auxiliando nos casos de insônia, ansiedade e depressão. O tratamento pode ser aplicado em qualquer pessoa, de qualquer idade, desde bebês até idosos e não há contraindicação.
Os resultados não tardará a aparecer. Com este momento de cuidado, relaxamento e alívio em suas queixas, os profissionais têm relatados muitos benefícios deste atendimento para quem começa a usar a técnica.

A escolha do tratamento foi motivada pelo fato de que a equipe multidisciplinar do município realiza Práticas Integrativas e Complementares (PICS).

Através desta técnica com princípios embasados na Medicina Chinesa a prefeitura quer auxiliar nos tratamentos de doenças e sintomas como depressão, transtornos de ansiedade, síndrome do pânico, insônia, compulsão alimentar e dores em geral. Promovendo assim benefícios analgésicos, equilibrantes e relaxantes nos usuários.