No último dia 07 de outubro, Dia Mundial do Algodão, o Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e Confecção, em parceria com a Faculdade SENAI da Paraíba, realizou um minicurso sobre “Classificação de Pluma de Algodão Visual por HVI”. A capacitação foi realizada na Embrapa Algodão, em Campina Grande.
“O Dia Mundial do Algodão é de grande relevância para o Brasil, tendo em vista que estamos em 4º Lugar na produção mundial e 2º na exportação. Vale ressaltar, como destaque, o desenvolvimento de cultivares do Algodão orgânico e colorido na região, além do olhar social, quando se utiliza da agricultura familiar. Nesse sentido, é importante capacitar pessoas sobre o assunto”, disse José Edilson de O. Andrade, gerente do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e Confecção, que ministrou o minicurso.
O objetivo do curso é capacitar o aluno nas noções das especificações básicas das fibras de algodão, sobre os padrões internacionais de classificação de algodão, noções de interpretação de dados do relatório do HVI, das cobranças do ágio e deságio na compra de pluma de algodão. A capacitação foi direcionada aos colaboradores da Embrapa, da Coteminas e profissionais ligados às atividades de classificação de algodão.
A Faculdade SENAI da Paraíba, credenciada pelo Ministério da Educação em 2015, está diretamente ligada ao desenvolvimento do estado através da oferta de cursos de graduação, pós-graduação e extensão que têm como objetivo potencializar a formação do capital intelectual, que possa incentivar o trabalho de pesquisa, investigação científica e transferência de conhecimento que possa ser absorvida pelo mundo do trabalho.