A Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Quixaba informou que, devido a uma mudança no esquema vacinal – determinada pelo Ministério da Saúde –, crianças e adolescentes de 9 a 14 anos que receberam apenas uma dose da vacina contra o HPV estão completamente vacinados. Desse modo, Quixaba, hoje, possui 96,6% do público-alvo vacinado.
A mudança, segundo o Ministério, é fundamentada em estudos recentes sobre o desempenho da dose e recomendada pela própria Organização Mundial da Saúde (OMS) como estratégia de combate ao câncer de colo de útero, diretamente associado à infecção por HPV.
Germana Sulpino, enfermeira da Unidade Básica de Saúde Robson Carneiro Pereira, comemorou os números atingidos em Quixaba, e dividiu os méritos dessa conquista com os parceiros da Secretaria de Saúde nessa campanha.
“Conseguimos esse resultado devido ação conjunta com a Secretaria de Educação, com a qual temos desenvolvido o Programa Saúde na Escola nas escolas municipais (onde encontram-se alunos nessa faixa etária), e com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, onde desenvolvemos o Acompanhamento do Bolsa Família em conjunto à equipe daquela secretaria, atualizando os cartões de vacina a cada semestre”, disse a enfermeira.
A vacina contra o HPV ajuda a prevenir, em meninas, contra o câncer de colo de útero (a segunda doença que mais mata mulheres no Brasil. Em meninos, ajuda no combate ao câncer de pênis e de boca, além de evitar a transmissão para outras pessoas.