Política Famup - PB
Prefeitos se reúnem com bancada Federal e Ministro Alexandre Padilha nesta sexta feira na Confep
O evento encerra hoje e reúne diversos prefeitos com a bancada federal e o Ministro Alexandre Padilha que trás vários benefícios para os municípios
05/04/2024 09h13
Por: Políticas & Negócios Fonte: Claudete Leitão

Nesta Sexta feira, a bancada federal paraibana, formada por 12 deputados federais e três senadores, e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, se reúnem com prefeitos e prefeitas da Paraíba, às 10h, em João Pessoa, durante o I Congresso Paraibano de Municípios e a Feira de Oportunidades e Negócios (Confep). O evento encerra nesta sexta feira e já é um sucesso com participação de diversos municípios. A realização é da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) e conta com o apoio do Governo Federal, Governo da Paraíba e Assembleia Legislativa do Estado.

De acordo com o presidente da Famup, George Coelho, a reunião com a bancada federal abordará diversos temas de interesse dos municípios. “A nossa bancada federal com o ministro Alexandre Padilha discutirá, junto com prefeitos, prefeitas e secretários, as pautas municipalistas no âmbito nacional, especialmente tratando da desoneração da folha de pagamento”, destacou.

Na manhã de quinta-feira foi aberta a Caravana Federativa e o o I Congresso Paraibano de Municípios e a Feira de Oportunidades e Negócios (Confep) com diversas autoridades que falaram da importância da iniciativa do governo federal de aproximar mais e mais dos municípios pois é lá que as coisas acontecem. A estimativa é que cerca de 200 técnicos e servidores de 35 ministérios e de outras instituições, como Funasa, INSS, IBGE, além de bancos como o BNDES, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, estejam na capital paraibana. O objetivo é criar um ambiente único para fortalecer a cooperação da União com os municípios paraibanos e o governo estadual.

 Os prefeitos terão acesso direto aos ministérios e autarquias, que oferecem um atendimento personalizado. Entre os diversos serviços, os gestores tem a oportunidade de tratar sobre transferência de recursos, linhas de financiamento, convênios, projetos, desbloqueio de verbas, retomada de obras, além de abordar temas como compras públicas, nova lei de licitações e governo digital.