Política Famup - PB
FAMUP realiza abertura do I Congresso Paraibano de Municípios e Feira de Oportunidades e Negócios com diversas autoridades
Neste primeiro dia de evento, prefeitos, vice-prefeitos, secretários, vereadores, servidores públicos, empreendedores e representantes de entidades, marcaram presença no primeiro dia do I Congresso Paraibano de Municípios e na Feira de Oportunidades e Negócios (Confep), realizado pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup). O evento, que conta com o apoio do Governo Federal, Governo da Paraíba e Assembleia Legislativa do Estado, segue até sexta-feira (5) no Centro de Convenções.
04/04/2024 14h32 Atualizada há 8 meses
Por: Políticas & Negócios Fonte: Claudete Leitão

Mais de 2 mil participantes, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários, vereadores, servidores públicos, empreendedores e representantes de entidades, marcaram presença no primeiro dia do I Congresso Paraibano de Municípios e na Feira de Oportunidades e Negócios (Confep), realizado pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup). O evento, que conta com o apoio do Governo Federal, Governo da Paraíba e Assembleia Legislativa do Estado, segue até sexta-feira (5) no Centro de Convenções.

Com a participação de 90 prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores, servidores públicos, empresários, empreendedores, parceiros públicos, dirigentes de entidades privadas, profissionais da imprensa e membros da sociedade civil, o evento promove debates e discussões sobre temas essenciais para o desenvolvimento dos municípios paraibanos.

Para George Coelho, presidente da Famup, o número expressivo de inscritos demonstra o potencial do Congresso em englobar diversas categorias e promover a troca de experiências. "Este Congresso Estadual dos Municípios é um marco para nós. É uma oportunidade única de debater a realidade dos nossos municípios, valorizando o papel essencial que desempenham na construção do país", destacou.

A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades como o governador João Azevedo, o ministro do Esporte, André Fufuca, e o secretário especial de Assuntos Federativos, André Ceciliano, representando o ministro das Relações Internacionais Alexandre Padilha, entre outros.

Durante a Caravana Federativa, os prefeitos terão acesso direto aos ministérios, autarquias e bancos públicos, buscando soluções para as demandas de seus municípios. Diversos serviços serão oferecidos, como tratativas sobre transferência de recursos, financiamentos, convênios, projetos, desbloqueio de verbas, retomada de obras, além de abordar temas como compras públicas, nova lei de licitações e governo digital.

A programação prevê debates sobre educação, Sistema Único de Saúde, Previdência e comunicação institucional, além de uma sessão itinerante da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

O Congresso representa uma oportunidade única para fortalecer o municipalismo e buscar soluções que contribuam para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida nos municípios paraibanos.