Cidades Monteiro
Monteiro oferta inseminação artificial gratuita em bovinos
Através da Secretaria de Agricultura de Monteiro em parceria com o Governo Federal, o programa Mais Pecuária Brasil visa aumentar a produtividade e, consequentemente, a renda dos agricultores familiares monteirenses
23/02/2024 08h42 Atualizada há 9 meses
Por: Políticas & Negócios Fonte: Claudete Leitão/ascom

Os pequenos pecuaristas monteirenses podem receber gratuitamente doses de sêmen de touros registrados e todo o suporte técnico para o processo de inseminação artificial no gado criado nas propriedades da região.

 

O benefício chega aos produtores por meio do programa Mais Pecuária Brasil, uma parceria entre a Prefeitura e a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer).

 

“Nossa meta é continuar o trabalho de fortalecimento do produtor rural no nosso município. Com o melhoramento genético, alcançaremos um aumento significativo na produção, que refletirá na renda desses produtores”, explica a prefeita Anna Lorena.

 

“A Prefeitura de Monteiro tem o objetivo de agregar valor as diversas áreas de atuação no município e dentro destas ações está o incentivo à reprodução do rebanho através do melhoramento genético. A expectativa é das melhores, porque conseguiremos ter um rebanho de melhor qualidade, produzindo mais leite e aumentando a renda dos monteirenses”, comentou o veterinário responsável, Márcio Andrade.

 

Etapas do processo

Inicialmente, as vacas receberam hormônios estimuladores do cio e introdução do Dispositivo Intrauterino (DIU). Todo o processo é realizado com acompanhamento do médico veterinário Márcio Andrade, sem custos para os produtores.

 

A biotecnologia aumenta a produção de arrobas por hectare, o tamanho da carcaça, a fertilidade, eficiência alimentar e resistência a doenças, resultando em maior produção com menor custo.

 

Mais Pecuária Brasil

O programa Mais Pecuária Brasil é contínuo e Monteiro tem disponibilidade para ofertar anualmente a inseminação em 600 animais.

 

Para ter acesso ao programa, basta se cadastrar na Secretaria de Agricultura, localizada na Fazenda Embrapa. A documentação exigida para o cadastro são o comprovante de residência, identidade e CPF, ficha sanitária da Agência de Defesa Agropecuária Estadual com vacinação.

 

“Assim que formamos a turma, iniciaremos o processo. Temos que contar com no mínimo 50 e no máximo 100 animais, portanto é interessante que os produtores procurem a Secretaria de Agricultura o mais rápido para que possamos iniciar o trabalho também de forma ágil”, informa Márcio Andrade.

 

Tire suas dúvidas 

O produtor pode tirar dúvidas por meio dos telefones:

Márcio Andrade (83) 99927-2879 ou

Felipe Silva (83) 99642-4782