Para ajudar a aprimorar a inserção de crianças e adultos no manuseio das novas tecnologias, a pasta de Educação da Prefeitura Municipal de Quixaba tem mantido, ao longo dos anos, na grade de atividades escolar, as aulas de informática para alunos da rede pública de ensino.
Tendo começado em 2016 para alunos que integram o Fundamental I (1º ao 5º ano), pela manhã, e em 2018 para os discentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), à noite, as aulas, que envolvem o aprendizado sobre o manuseio de programas existentes num computador e o estudo de assuntos discutidos em sala de aula, acontecem no laboratório de informática que fica na Escola Cícero Sulpino.
O professor Alison Araújo diz que essas aulas têm possibilitado o primeiro contato com um computador para muitos alunos, e que seu teor inclusivo ajuda a potencializar o aprendizado.
“As nossas aulas são práticas e teóricas. Os alunos aprendem noções básicas de informática, como o uso correto da Internet com segurança, digitação, formatação de textos e assuntos oriundos de sala de aula. Para alunos especiais, trabalhamos atividades que estimulam a coordenação motora, por exemplo. São inúmeras as possibilidades de trabalhos e benefícios. Eles gostam e é bastante satisfatório introduzir esse universo na vida deles, bem como ver a evolução intelectual de cada um”, definiu Alison Araújo.
As aulas de informática para alunos do Fundamental I acontecem entre duas, três vezes, na semana; no EJA, acontece uma vez na semana.