A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) e a Múltipla Comunicação Integrada realizaram nestas terça (24) e quarta-feira (25) um curso de Media Training e preparação de Porta-Vozes para prefeitas, secretários e assessores. O treinamento, que aconteceu em João Pessoa, foi ministrado pelas jornalistas Marly Lúcio e Beth Torres, especialistas na área de comunicação, construção de reputação e gestão de crises.
Durante os dois dias, os participantes conheceram diversos processos da comunicação para construção de reputação, como técnicas de oratória; expressão corporal com gestos e posturas; expressões faciais; como falar em público, além de técnicas de media training, construção da imagem e gerenciamento de crise. Houve ainda momentos práticos com entrevistas e produções de vídeos para redes sociais.
Para a presidente do Movimento Mulheres Municipalistas, a prefeita de Monteiro, Anna Lorena, o treinamento foi fundamental para a melhoria da comunicação pessoal e também das administrações. “Tivemos dois dias maravilhosos com prefeitas de toda a Paraíba e assessorias falando um pouco sobre media trainning e também comportamentos. Estamos levando na bagagem uma nova roupagem com mais ênfase, com mais entusiasmo para que nós possamos passar cada vez mais informações de maneira correta e didática para nossa população”, afirmou.
De acordo com o presidente da Famup, George Coelho, é importante que os gestores tenham sempre a disposição capacitações como essa. A Famup tem o compromisso de garantir o apoio necessário a todos os prefeitos e prefeitas em todas as situações e também de oferecer capacitações que possam contribuir com o dia a dia dos gestores nas suas administrações. “A Federação tem a preocupação de garantir novas experiências para nossos prefeitos e prefeitas, sempre pensando na qualificação e aprimoramento das gestões”, afirmou.
A jornalista Marly Lúcio explicou que o curso teve como objetivo executar serviços de capacitação para as prefeitas paraibanas e líderes municipais na área de comunicação, cujas temáticas envolvem media training, oratória, gestão de crises e preparação de porta-vozes. “Foi um momento importante para as gestoras para aperfeiçoar as estratégias de comunicação no dia a dia, para estarem mais próximas das pessoas nas suas gestões”, comentou.