A Secretaria de Saúde, da Prefeitura Municipal de Quixaba, recebeu na manhã do dia 10, na Unidade Básica de Saúde Robson Carneiro Pereira, a visita técnica do Ministério da Saúde, do Governo Federal, para um acompanhamento do atendimento clínico farmacêutico vigente no Município.
Esse projeto é vanguarda no Sistema Único de Saúde (SUS), e o município de Quixaba é o primeiro do sertão paraibano a participar dessa ação do Ministério da Saúde, Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC).
O farmacêutico Valmir Gomes de Souza, Coordenador da Assistência Farmacêutica, fez parte de uma seleção nacional e, desde outubro de 2022, vem sendo orientado por essas instituições para implantação desse projeto que visa prevenir, identificar e resolver problemas relacionados à farmacoterapia.
A visita foi realizada por duas profissionais do Ministério da Saúde: Patrícia, na modalidade online, de Recife, e Vanessa Alves, de maneira presencial, que ressaltou a importância da visita com vistas a expandir o projeto a nível nacional.
“O cuidado farmacêutico tem como objetivo prevenir, identificar e resolver problemas relacionados à farmacoterapia dos pacientes. E os nossos resultados esperados são reduzir a morte e mortalidade relacionada ao uso de medicamentos e melhorar as condições crônicas de saúde dos pacientes. A visita é para termos percepção do impacto de como Valmir, e outros profissionais de saúde, trabalham com relação ao cuidado farmacêutico. O que é que eles visualizam com isso para que a gente possa criar estratégias para melhorarmos esse projeto, e ampliá-lo ainda mais para todo o Brasil”, disse Vanessa Alves.
A prefeita Cláudia Macário acompanhou de perto à representante do Ministério, e manifestou sua satisfação em ver o município de Quixaba sendo pioneiro nesse projeto.
“Colocar em prática ações que trazem benefícios para a saúde da população é o nosso trabalho enquanto gestores de saúde também. E poder ver que somos uma das cidades pioneiras nesse projeto que traz mais segurança ao cidadão, que irá fazer uso correto e devidamente controlado, através do acompanhamento de um profissional, enche-nos de orgulho de todos aqueles que compõem a saúde local”, destacou a Prefeita.