Cidades São José do Bonfim
Em São José do Bonfim, Capacitação da Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes é realizada
A capacitação foi ministrada pela advogada Edjane Araújo, consultora da Assistência Social. Edjane Araújo ressaltou a importância da escuta especializada para a garantia de direitos das crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, logo o atendimento e o acolhimento humanizado e evita que a mesma reviva o abuso, o trauma, a sensação de medo e impotência sentidos no ato do abuso.
14/09/2023 10h38 Atualizada há 1 ano
Por: Políticas & Negócios Fonte: Tamiris de Castro

A Prefeitura Municipal de São José do Bonfim, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou nesta quarta-feira, dia 13 de Setembro, no auditório da Escola Municipal Senador Humberto Lucena, uma capacitação voltada aos profissionais dos diversos órgãos que integram a Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes, com o objetivo de consolidar o processo de implementação da Lei 13.431/2017, dando uma ênfase aos procedimentos de escuta especializada.

A capacitação foi ministrada pela advogada Edjane Araújo, consultora da Assistência Social. Edjane Araújo ressaltou a importância da escuta especializada para a garantia de direitos das crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, logo o atendimento  e o acolhimento humanizado e evita que a mesma reviva o abuso, o trauma, a sensação de medo e impotência sentidos no ato do abuso. 

Para a garantia da escuta especializada das crianças e adolescentes que sofrem ou presenciam violências, o Decreto Nº 9.603/2018 prevê que órgãos, programas e os serviços que formam as políticas intersetoriais, devam integrar um eixo de promoção, controle e defesa desse público. Com isso, a criação do comitê de gestão colegiada da rede de cuidado e proteção social. 

Em São José do Bonfim, fica criado o comitê  formado por dois (02)  membros do CMDCA, Conselho Tutelar, Creas Regional, além de representantes das políticas públicas municipais de educação, saúde e  assistência social. Tendo como finalidade  articular, mobilizar, planejar, acompanhar e avaliar as ações da rede intersetorial, além de colaborar para a definição dos fluxos de atendimento e o aprimoramento da integração entre os membros.