A Prefeitura de Soledade, através da Secretaria de Educação e Cultura do Município de Soledade, em nome da Secretária Andréa Berto, emitiu nesta sexta-feira uma Nota de Repúdio em decorrência da postagem realizada na página do instagran "Cidade Alerta".
Segue a nota abaixo:
NOTA DE REPÚDIO
A Secretaria de Educação e Cultura do Município de Soledade, em nome da Secretária Andréa Berto, vem a público manifestar, veementemente, o total repúdio em decorrência da postagem realizada na página do instagran "Cidade Alerta", administrada pelo Senhor Preto Ramos, cuja matéria, com foco em trabalho desenvolvido em escola da rede municipal de ensino, destoa completamente do seu suposto objetivo, ferindo princípios morais, éticos, de respeito aos profissionais da educação e, sobretudo, expondo de forma negligente e totalmente pejorativa imagens de adolescentes da nossa cidade. Sobre a postagem, de natureza meramente despudorada, desrespeitosa e tendenciosa nos seus principais alvos, esta expõe, sem nenhum cuidado e propósito bem definido, um grupo de adolescentes, quando da expressão de um Concurso de Talentos realizado pela Escola Prof. Luiz Gonzaga Burity em comemoração ao dia do estudante, cujas manifestações demonstraram talentos artísticos e de outras habilidades em segmentos culturais de dança, canto, instrumentos musicais, além do desfile da Garota e do Garoto Burity 2023, inclusive considerando que é papel da escola não apenas orientar adequações de comportamentos aos mais variados ambientes de interação social, mas também proporcionar aos estudantes a possibilidade de ampliação dos seus repertórios culturais.
Ocorre que tal postagem não se coaduna com a verdade, mostrando apenas um mero recorte do que foi realizado no evento maior, cujo foco está direcionado para uma apresentação de dança que, sob o crivo da comissão organizadora, foi incompatível com o que regulamentava o Edital do evento:
Parágrafo Único do Art. 8° - "A música escolhida pelo participante deverá ser apropriada ao ambiente escolar [...]";
Parágrafo 4° do Artigo 12° - "Será(ão) desclassificado(s) o(a) participante que apresentar coreografia fazendo apologia à relação sexual e/ou ao uso de drogas lícitas ou ilícitas."
Parágrafo único do Art. 21° - "Serão desclassificadas as participações com conteúdo ofensivo, calunioso, difamatório, racista, de incitação à violência, preconceituoso ou discriminatório, se tal for a interpretação da Comissão Julgadora.
Vale destacar que para os presentes e envolvidos, inclusive para os familiares dos estudantes, o evento como um todo foi um sucesso em termos de expressão cultural, de talentos e, acima de tudo, de cidadania, convívio social e aprendizagem.
Estamos atentos às expressões e atitudes ofensivas desta natureza, valendo também para os que com ela compactuam, e não toleraremos mais, em nenhuma hipótese, tais práticas.
Josefa Andréa Berto da Silva Batista
Secretaria de Educação e Cultura de Soledade