Qual é o seu propósito de vida? Essa pergunta não é fácil de ser respondida. Muitas pessoas têm dificuldade em entender aquilo que vai ajudá-las a traçar o caminho a seguir e os esforços necessários para alcançar os objetivos de vida. Por isso, o IEL Paraíba idealizou o Eu Futuro, um programa de autogestão focado no desenvolvimento de conceitos e ferramentas que podem estimular a reflexão sobre o futuro pessoal e profissional.
“É uma metodologia que busca fazer com que o participante encontre o seu propósito de vida. A partir dela, ele consegue despertar sobre isso, porque o Eu Futuro trabalha duas vertentes, tanto pessoal quanto profissional. Ao final da oficina, o participante desenvolve o seu plano de negócios pessoal, que vai ajudá-lo a trilhar o melhor caminho para o seu futuro”, explicou a superintendente do IEL, Raquel Leite.
Nestes dias 19 e 20 de julho, o IEL realizou a oficina do programa Eu Futuro, ministrada pelos consultores Juliana Maia e Cristiano Sales, para alunos do curso de Assistente Administrativo do Centro de Formação Profissional do SENAI José William Lemos Leal, em Bayeux. Cerca de 20 estudantes participaram dos encontros, que foram envolvidos em atividades que buscavam desenvolver habilidades empreendedoras que serão utilizadas na vida pessoal e profissional, como comunicação efetiva, senso de liderança e de trabalho em equipe, e resolução de problemas.
Para uma das participantes, a estudante Elissandra Elias, a oficina foi importante para conseguir traçar metas e objetivos. “Desde o ensino médio os professores já me orientavam sobre esse despertar para o futuro, principalmente relacionado ao mercado de trabalho. Essa oficina com certeza ajuda os jovens a se qualificarem e descobrirem o que querem para o futuro”, afirmou.
Além disso, a consultora Juliana Maia explicou que a oficina é focada na autogestão e que eles procuram trabalhar a partir da particularidade dos participantes. “Cada pessoa é um indivíduo, e a gente busca, através das ferramentas metodológicas, com base científica, descobrir o ikigai de cada um. A partir de elementos, como a roda da vida, a gente faz uma análise sistêmica de todos esses processos, e vamos buscando, em conjunto com eles, o autoconhecimento e a autogestão de suas vidas, em busca de oportunidades e de crescimento”, explicou.
A consultoria culmina em um ikigai, uma das ferramentas de autoconhecimento que ajuda na descoberta desse propósito através de uma mandala que combina quatro elementos que dizem respeito à vida do indivíduo: o que ama, em que é bom, o que é pago para fazer e o que o mundo precisa. A ideia é que haja um equilíbrio entre as respostas para essas perguntas, que resultará em um dossiê que ajudará na autorreflexão sobre interesses e habilidades.
Além dos estudantes, o Eu Futuro também será direcionado a empresários. A ideia é proporcionar momentos de autodiagnóstico relacionados aos seus propósitos pessoais e seus propósitos nas suas atividades empresariais, com o objetivo de encontrar o verdadeiro sentido em seus empreendimentos. Uma vez que o propósito seja identificado, o empresário irá elaborar um plano de ação que o conduzirá a empreender com foco e sentido.