Educação SENAI- PB
Aluna da Faculdade SENAI representará instituição na etapa nacional da WorldSkills Competition na modalidade Tecnologia da Moda
Além disso, o estado será representado nas ocupações “Mecânica Industrial”, no Rio de Janeiro, “Tecnologia da Moda”, em São Paulo, além de “Desenho Mecânico em CAD”, “Tecnologias Web” e “Design Gráfico”, essas últimas realizadas online, e nas modalidades “Aplicação de Revestimentos Cerâmicos”, “Instalações Elétricas Prediais” e “Sistemas Drywall”, realizadas na Paraíba.
12/07/2023 15h20
Por: Políticas & Negócios Fonte: Tamiris de Castro/Ascom

A WorldSkills é uma competição internacional de educação profissional, que reúne jovens de todo o mundo para disputarem medalhas em modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do comércio. O próximo torneio internacional será realizado em 2024, na França.

Antes desta etapa final, uma seletiva local é realizada nos países participantes, com o objetivo de selecionar os jovens em disputas de educação profissional em suas ocupações. Os melhores classificados nesta etapa nacional, formarão a delegação brasileira do SENAI na WorldSkills 2024. Estas disputas acontecem na maioria dos estados da federação, reunindo alunos e ex-alunos do SENAI. 

O SENAI da Paraíba sempre é destaque nas modalidades, e este ano será representado em diversas ocupações realizadas por todo o país. Uma delas é a de “Tecnologia da Moda”, realizada entre os dias 16 e 20 de outubro. A aluna da pós-graduação em Modelagem Criativa da Faculdade SENAI, Letícia Ferreira, participará da WorldSkills ao lado da instrutora do Vestuário do SENAI da Paraíba, Grayce de Farias.

A jovem está em processo de preparação, em uma maratona de treinamentos semanais, de segunda a sexta-feira. Nesse treino, Letícia passa por exercícios com foco nos módulos que serão realizados na competição: Desenho, Modelagem, Criação/Confecção e Moulage. Segundo a instrutora, Grayce de Farias, estão sendo criados looks que compõem uma coleção, através de uma modelagem digitalizada. 

“Durante o processo, fazemos estudos de novas técnicas de alfaiataria, desenho, criação, modelagem, confecção e moulage, além de estudarmos o tempo do processo. Temos também acompanhamento psicológico, que é fundamental para o competidor”, explicou a aluna Letícia Ferreira. As peças desenvolvidas durante o treinamento foram expostas no 36º Salão do Artesanato Paraibano, em Campina Grande, no último mês de junho.