No último sábado (24), a Prefeitura de Matureia realizou o foi realizado o “Dia D” de vacinação contra a raiva animal na zona urbana, com pontos estratégicos distribuídos pela cidade. Foram vacinados 669 animais, sendo 443 cães e 226 gatos.
A vacinação foi realizada pelos Agentes Municipais de Combate a Endemias e alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
A campanha de vacinação antirrábica acontece anualmente, com o objetivo de combater a doença viral raiva, também conhecida como rábia. Um animal infectado pode transmitir a doença para seres humanos pela saliva, geralmente, por meio da mordedura, os cães e os gatos são os principais transmissores.
Raiva animal – A raiva é um vírus, uma zoonose (doença que pode ser transmitida dos animais para o homem) quase erradicada atualmente, mas, mesmo assim, muito temida. Isso porque a taxa de mortalidade da doença, que atinge apenas mamíferos, é de quase 100%. Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, gambás e macacos, que contaminam cachorros, gatos e humanos. O contágio ocorre por meio da troca de secreções, contato sanguíneo ou mordida.