Educação SENAI- PB
SENAI PB formaliza parceria com empresa Álya para capacitar jovens do sertão
O SENAI Paraíba vai formar mais uma turma de 25 alunos no curso de Assistente Administrativo, na cidade de Cachoeira dos Índios, e outra com mais 15 alunos na cidade de Bom Jesus, ambas no sertão do estado.
09/05/2023 09h10 Atualizada há 2 anos
Por: Políticas & Negócios Fonte: Claudete Leitão/Ascom

Na última quinta-feira, 04/05, o coordenador de Negócios em Educação do Centro de Ações Móveis – CAM do SENAI da Paraíba, Wendell Ross, e Carla Andréa Menezes que é encarregada do Departamento Pessoal da empresa Álya, do segmento da construção civil, assinaram um termo de parceria para a oferta de uma turma de Aprendizagem Industrial do curso de Assistente Administrativo, modalidade EAD.

“Essa parceria só se tornou possível porque todos os envolvidos, se juntaram em busca de um mesmo propósito e, isso, fez a diferença. O SENAI, nos acolheu e não mediu esforços para fazer acontecer. Já formamos uma turma na cidade de Bom Jesus, e iremos renovar o contrato com o município. E no último dia 04 de maio, iniciamos novas turmas com 25 jovens, no município de Cachoeira dos índios. Me sinto muito honrada em fazer parte de uma iniciativa que vai além de cumprimento de cotas”, ressaltou a encarregada do Departamento Pessoal da empresa Álya.

“Esse convênio representa a concretização de um sonho para quem faz parte da gestão municipal de Cachoeira dos Índios. Possibilitar aos jovens cachoeirenses a oportunidade de adquirir experiência profissional pautada em uma formação de alta qualidade através de uma instituição formativa nacional como o SENAI representa um passo importante na vida de jovens e adolescentes envolvidos nesta formação em um mercado de trabalho tão competitivo como o atual”, ressaltou Ana Maracajá, Secretária Municipal de Educação.

Com a formalização, o SENAI vai formar mais uma turma de 25 alunos no curso de Assistente Administrativo, na cidade de Cachoeira dos Índios, e outra com mais 15 alunos na cidade de Bom Jesus, ambas no sertão do estado. As aulas serão realizadas pelo instrutor/tutor Welton Magalhães.

O objetivo é formar profissionais capacitados para desenvolver, com eficiência e eficácia, atividades da área administrativa com conhecimentos específicos habilitando-os a aplicar suas aptidões profissionais nos setores de recursos humanos, econômico-financeiro, logística, entre outros, de maneira que tenham uma atuação embasada na ética e cidadania.

O curso é oferecido através do convênio entre o SENAI, a empresa Álya, o Ministério do Trabalho e Emprego e as prefeituras municipais. Os alunos que serão capacitados foram contratados como jovens aprendizes pela empresa, e estão atuando como jovens aprendizes, nos dois municípios, onde fazem o curso pelo SENAI, e realizam a fase escola do Programa dentro de escolas municipais, e a fase empresa nas secretarias das prefeituras.

Através dessa parceria, o SENAI formou a primeira turma no último mês de abril, totalizando 25 jovens, na cidade de Bom Jesus. O Curso de Assistente Administrativo, na modalidade EAD tem carga horária de 400h, e duração de seis meses.

Lídia Karollyne da Silva mora na cidade de Bom Jesus, e a jovem de 22 anos de idade, sempre desejou trabalhar na área administrativa, mas não tinha oportunidade, no dia 28 de abril, ela concluiu o curso oferecido pelo SENAI.

“Eu gostei muito do curso, porque tive a oportunidade de aprender muito sobre a rotina administrativa. E o SENAI foi fundamental para todos nós que participamos das aulas com o tutor Welton Magalhães, que nos ajudou muito ao longo dos últimos seis meses, esclarecendo dúvidas e colaborando com novos conhecimentos”, ressaltou Lídia Karollyne que pretende continuar se qualificando em novos cursos da área administrativa.