Com o trabalho intitulado "Relato de Experiência do Programa de Controle de Transmissão de Leishmaniose com Mapeamento das Áreas de Risco de Teste em Animais Transmissores", o município de Bom Jesus ficou na décima posição entre OS municípios que participaram da "IV Mostra Paraíba, Aqui Tem SUS".
Realizada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba - COSEMES e com apoio da Secretaria de Estado da Saúde, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, no último dia 02, a iniciativa visa reconhecer e, até mesmo, compartilhar as experiências exitosas.
Para Cristina Carolino, do setor de epidemiologia da Secretaria de Municipal de Saúde, que representou o município durante o evento, esta é uma conquista muito importante e que, inclusive, coloca o município como referência, em se tratando de práticas bem-sucedidas para combater esta doença.
"Essa é mais uma demonstração de que temos desenvolvido um trabalho de forma contínua e que os resultados ainda continuam chegando. Estamos muito felizes em representar nosso município em um evento desse porte", disse Cristina.
Segundo ela, esta política pública que chamou a atenção e que rendeu esta colocação ao município, foi elaborada e executada em 2013 e, desde 2016, não há nenhum registro de caso da Leishmaniose em humanos em Bom Jesus.
"Estaremos representando nosso município na 18ª Mostra "Brasil, Aqui tem SUS", durante o XXXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, de 16 a 19 de julho, em Goiânia, Goiás", finalizou.