O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) divulgou o ranking dos municípios mais transparentes do Estado. O sistema automatizado "Turmalina" realiza varredura em todos os portais municipais e faz a aferição da quantidade e qualidade dos dados disponibilizados à população, a ferramenta utiliza tecnologia de Inteligência Artificial para gerar um relatório sobre todas as informações públicas relativas a despesas, receitas, contratos, licitações, pessoal, convênios e leis, dentre outros.
A Prefeitura de Bom Jesus se destaca em 3º entre os 223 municípios e está entre os mais transparentes do Estado com um total de pontos, ou 99%, no momento da consulta.
A prefeita Denise Bayma afirmou que o compromisso com a transparência pública é uma responsabilidade permanente dos gestores, especialmente os condutores do Poder Executivo municipal. “Bom Jesus vem cumprindo com o seu papel desde o início dessa gestão, dando à população o acesso devido a todos os dados. Com as informações
A plataforma Turmalina, que na verdade é definida pelo próprio TCE como um robô, trabalha diariamente analisando os portais da transparência de todas as cidades paraibanas. São nove categorias, sendo cada uma delas divididas em várias subcategorias.
Esses parâmetros de avaliação são: Instrumentos de planejamento (30 pontos); processos licitatórios (150 pontos); contratos (40 pontos); convênios (45 pontos); receita orçamentária (45 pontos); receita extraorçamentária (15 pontos); despesa orçamentária (120 pontos); despesa extraorçamentária (50 pontos); e pessoal (50 pontos).
Somando tudo, cada município pode receber até 545 pontos, a depender da disponibilidade ou não desses dados acima citados. O robô trabalha fiscalizando todos os 223 portais e verificando essa transparência.