Nesta quarta-feira, dia 26 de abril, é comemorado o dia nacional de combate e prevenção a Hipertensão Arterial e a secretaria de Saúde do município de Diamante realizou uma campanha de conscientização com uma palestra no PSF III, que teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença.
A Palestra foi realizada pela enfermeira Cristina Almeida, nutricionista Sayonara Vieira, Psicóloga Amanda Araújo e as agentes comunitárias de saúde Maria Tereza e Deusanete. Também foram realizados testes de glicemia e aferição da pressão arterial.
A hipertensão é caracterizada pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial, acima de 140×90 mmHg (milímetro de mercúrio), popularmente conhecida como 14/9 – o primeiro número se refere à pressão máxima ou sistólica, que corresponde à contração do coração; o segundo, à pressão do movimento de diástole, quando o coração relaxa.
A hipertensão arterial pode ser primária, quando geneticamente determinada ou secundária, quando decorrente de outros problemas de saúde, como doenças renais, da tireoide ou das suprarrenais. É fundamental diagnosticar a origem do problema, para que seja introduzido o tratamento adequado.