O Ministério da Saúde divulgou, nesta terça-feira (18), o novo edital do Programa Mais Médico, com a previsão de 6,2 mil vagas em todo Brasil. Segundo a pasta, para Paraíba serão contratados 57 profissionais, sendo João Pessoa e Campina Grande com o maior número de oportunidades, sendo 8 e 4, respectivamente, para cada.
Ainda são contemplados os seguintes municípios: Alagoinha (1), Araruna (1), Areia (1), Aroeiras (1), Assunção (1), Baraúna (1), Bayeux (1), Belém (1), Bonito de Santa Fé (2), Cabedelo (2), Cacimbas (1), Caiçara (1), Cajazeiras (3), Camalaú (1), Carrapateira (1), Conde (1), Coremas (1), Cuité (1), Gado Bravo (1), Guarabira (1), Gurjão (1), Ingá (1), Itapororoca (1), Juazeirinho (1), Juripiranga (1), Lagoa (1), Mamanguape (1), Mulungu (1), Nova Palmeira (1), Pilões (1), Pombal (1), Puxinanã (1), Santa Cecília (1), Santa Cruz (1), Santana dos Garrotes (1), São Miguel de Taipu (1), Soledade (1), Taperoá (2), Teixeira (1) e Umbuzeiro (1).
“Um dos mais importantes méritos do programa Mais Médicos é a prioridade para a formação no SUS, no trabalho das unidades básicas, pois é no cotidiano dos serviços de saúde que são vividos os problemas e construídas soluções, através de um processo de aprendizado permanente”, destacou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, sobre a retomada do programa.
Essas são as primeiras de um total de 15 mil vagas que serão abertas até o fim do ano, chegando a mais de 28 mil médicos atuando no país, garantindo acesso à saúde para mais de 96 milhões de brasileiros na Atenção Primária, porta de entrada do SUS.
O reforço no atendimento às Unidades Básicas de Saúde é uma importante medida, pois a atenção primária é responsável pelo acompanhamento da situação de saúde da população, prevenção e redução de agravos. O investimento por parte do Governo Federal neste ano será de R$712 milhões.