Após a finalização, em março, da capacitação, profissionais da Saúde de Quixaba realizaram nessa segunda-feira (10) o primeiro teste do pezinho na Unidade Básica de Saúde Robson Carneiro Pereira.
Descentralizado pelo Governo do Estado, esse teste agora é realizado de maneira independente por cada município paraibano. Em Quixaba, a ação ficou a cargo da enfermeira Cristina Alves, técnica de enfermagem habilitada pelo Governo do Estado da Paraíba através do Banco de Leite em Patos, Dra Villani Kerle.
A prefeita Cláudia Macário comentou mais esse avanço na Saúde de Quixaba.
“É mais um momento de avanço para nosso Município, na área da Saúde. Costumo pensar que, quanto mais as pessoas precisarem sair menos de nossa cidade para suprirem suas necessidades, melhor. Gostaria de parabenizar todos os envolvidos nesse processo por contribuírem com mais essa conquista”, disse Cláudia Macário.
O teste do pezinho identifica até 10 doenças* de forma precoce, e o período ideal é do 3º ao 5º dia de vida da criança, porém, podendo ser realizado até o 29º dia.
Hemoglobinopatias, deficiência de G6PD, galactosemia, toxoplasmose congênita, leucinose, fenilcetonuria, hipotireoidismo congênito, hiperplasia adrenal congênita, deficiência de biotinidase e fibrose cística.
Ascom Quixaba