Dada a importância de garantir a entrada das famílias mais vulneráveis no Programa Bolsa Família, o calendário de bloqueios dos benefícios de pessoas em averiguação unipessoal será antecipado em um mês.
Deste modo, em abril ocorrerão os bloqueios dos cadastros unipessoais que entraram no Programa entre agosto e dezembro de 2022. Boa parte dessas pessoas que se cadastraram como se vivessem sozinhas foi induzida ao erro. Por isso, tão importante quanto informá-las de que esta averiguação cumpre recomendações de órgãos de controle do Governo Federal, e esclarecê-las sobre as regras do Bolsa Família e informar que, realizando o cadastro de forma correta, elas podem participar de vários outros programas sociais do Governo.
“O Governo Federal estima em mais de 2 milhões e meio de famílias no país que realmente não se enquadram no perfil e foi identificada essas informações
e está retirando essas famílias, esses usuários, inclusive eles sabem que tão irregulares, alguns até vem até o município tentar descobrir, tentar questionar porque que foi porque que perdeu o benefício, mas na verdade eles sabem que tão irregulares.”, informa Neto Brito, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social.
Além dessa modificação, a partir de abril, o MDS fará o incremento mensal de novos registros unipessoais no processo de Averiguação Cadastral Unipessoal.
Recursos serão repassados em parcela única. Beneficiários unipessoais que entraram no Auxílio Brasil durante período eleitoral terão benefícios bloqueados em abril
A Secretaria de Desenvolvimento Social lembra que a gestão local do programa está disponível para consultas e maiores informações.