O CEMED – Centro de Especialidades Médicas do município de Monteiro realizou na última terça-feira dia 07, um evento em alusão ao Dia Mundial da Epilepsia, onde proporcionou aos pacientes palestras e orientações importantes sobre os cuidados e tratamento da doença.
Um dos destaques do evento foi a orientação de como ajudar alguém durante uma crise epiléptica, inclusive com a representação das seguintes orientações para quando se deparar com a situação: 01 – Mantenha a calma; 02 – Acomode e posicione sua cabeça de lado; 03 – Afaste-o de objetos perigosos e do risco de queda; 04 – Não coloque nada em sua boca; 05 – Não o segure; 06 – Não dê água ou remédios; 07 – Aguarde-o se restabelecer e ofereça ajuda. Se a crise durar mais de 5 minutos solicite atendimento médico.
O médico Dr. Marcos Vagner – Neurocirurgião, esteve na oportunidade falando sobre o Março Roxo que tem como tema Epilepsia sem preconceito, ele frisou sobre os cuidados que devemos ter com um paciente com epilepsia na administração de seus medicamentos e claro no apoio tanto do profissional de saúde como também da família, para que o paciente posso ter um tratamento de qualidade e possa ter uma vida normal que é o direito de todo cidadão.
Para a diretora do CEMED, Solenil Silva, esse momento foi muito importante, pois veio tratar de um assunto que ainda gera um preconceito em algumas pessoas, mais que com orientações adequadas, as pessoas vão entendendo a importância de apoiar e ajudar os pacientes portadores da epilepsia, com isso, vamos avançando no tratamento e dando uma qualidade de vida cada vez melhor a cada paciente.
O evento contou também com a presença da secretária de Saúde, Paula Oliveira, que vem se dedicando dia após dia para oferecer e proporcionar serviços e tratamentos de qualidade para atender a todos os serviços de saúde do município.