Com a chegada das chuvas, as autoridades reforçam a atenção que todos devemos adotar com as arboviroses, entre elas, as ocasionadas pelo mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zikavirus e Chikungunya.
Para prevenir ocorrências, a Prefeitura de Bom Jesus tem, por meio da Secretaria de Saúde, intensificado as ações que visam a eliminação de locais que podem servir de criadouro para este inimigo perigoso.
Além de medidas como orientações porta a porta pelos Agentes de Endemias, em parceria com a Secretaria de infraestrutura, a Secretaria de Saúde tem intensificado a limpeza de terrenos baldios, tanto na sede quando no distrito de São José.
Apesar do trabalho da gestão municipal, se a população não fizer sua parte, o resultado dificilmente será o desejado. Por isso, a importância de que as orientações sejam seguidas e os cuidados com lacais que podem acumular água parada sejam permanentes.
Fique sabendo:
Os principais sintomas da Dengue são:
Febre alta > 38.5ºC.
Dores musculares intensas.
Dor ao movimentar os olhos.
Mal estar.
Falta de apetite.
Dor de cabeça.
Manchas vermelhas no corpo.
Chikungunya - Sinais e Sintomas:
Febre acima de 39 graus, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos - dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas.
Principais sintomas da Zika:
Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos.