A Secretaria Municipal de Educação de Patos firmou uma parceria com o SESI a fim de promover uma formação continuada dos professores dos anos finais do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Patos, e contribuir com estratégias de ensino que potencializarão os resultados do SAEB 2023.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é um conjunto de avaliações de larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira. A professora Maria das Lágrimas Minervino, que é coordenadora dos anos finais da Rede, destacou a importância de uma formação neste sentido para os professores.
“O objetivo é estudar os descritores e as habilidades de cada componente curricular para que os professores possam se preparar melhor para trabalhar esses descritivos e habilidades com os nossos alunos mais destacadamente com os alunos do 9º ano, que são os alunos que serão avaliados este ano pelo SAEB,” comentou a coordenadora.
Ainda de acordo com Maria das Lágrimas, para que as formações sejam focadas e efetivas, os professores foram divididos por áreas de conhecimento.
“Nós estruturamos esta formação com cinco áreas de conhecimento. Linguagem, especificamente com os professores de Língua Portuguesa; Matemática; Natureza, que é Ciências; uma área com Ciências Humanas, que é assim que o SAEB explora Geografia, História e Ensino Religioso; é uma área que chamamos de Linguagem 2, com os demais componentes da área de linguagem que são Artes, Educação Física e Língua Inglesa,” descreveu a professora.
A formação, que reúne todos os docentes dos anos finais, acontece quinzenalmente desde o dia 03 de fevereiro, e se estende até a data limite da aplicação da avaliação, prevista para acontecer de 23 de outubro a 03 de novembro, de acordo com o Inep.