Esportes Cabedelo
CABEDELO TRAINING Prefeitura de Cabedelo promove 1ª etapa de projeto de incentivo à prática da corrida de rua
O Cabedelo Training conta com percursos de 3 e 5 KM, partindo da Rua Sólon de Lucena em direção à praia e retornando à Praça Getúlio Vargas; e será dividido pelas categorias Geral, PCD e Kids. A iniciativa ainda prevê as outras 3 etapas nos meses de maio, setembro e dezembro.
27/02/2023 09h50 Atualizada há 2 anos
Por: Políticas & Negócios Fonte: Claudete Leitão/Ascom

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), realizou, neste sábado (25), a 1ª etapa do projeto Cabedelo Training, que busca promover e incentivar a prática da corrida de rua na cidade.

A iniciativa visa reunir em suas etapas cerca de 450 atletas, entre profissionais e amadores, que vão receber assessoria e treinamento em Corrida de rua para participarem das diversas competições realizadas ao longo do ano na cidade.

O Cabedelo Training conta com percursos de 3 e 5 KM, partindo da Rua Sólon de Lucena em direção à praia e retornando à Praça Getúlio Vargas; e será dividido pelas categorias Geral, PCD e Kids. A iniciativa ainda prevê as outras 3 etapas nos meses de maio, setembro e dezembro.

“Essa prática surgiu de um estudo feito pela Sejel, que apontou o alto índice de praticantes de corridas fazendo isso de forma organizada ou até de forma aleatória em toda cidade. Então nós queremos reunir essas pessoas, pelo menos 4 a 6 vezes no ano, para que possamos dar todo suporte e orientação necessária para prática do esporte, além de promover essa integração que é salutar para todos. É um momento de confraternização para que tenhamos mais qualidade de vida com corridas e caminhadas. E não deixa de ser um evento de verão, pois com o carnaval acabando agora estamos juntando a todos para cuidarem da saúde. A primeira etapa é aqui no Centro, mas vamos levar o Cabedelo Training para diversos bairros” destacou Maurício Santos, secretário de Esportes de Cabedelo.

Durante todos o percurso dos corredores haviam pontos de apoio e distribuição de água, e no local de largada e chegada a Sejel também montou uma grande mesa com alimentação saudável através de frutas e líquidos.

O evento contou, ainda, com o suporte da Secretaria de Saúde de Cabedelo, que montou os estandes da Atenção Básica com a verificação de Pressão Arterial e Glicemia; e o da Vigilância em Saúde, com a realização de testes de Covid 19. O Cabedelo Training foi realizada, também, com a parceria da Faculdade de Ciências Médicas, que esteve no local com presença de uma equipe médica apta a passar orientações aos competidores e ainda fazerem a verificação de PA e Glicemia.

“Essa inovação a Sejel está proporcionando ao cidadão cabedelense que busca qualidade de vida dentro de uma modalidade que está crescendo muito. Dentre eles nós temos vários iniciantes, como também já temos vários corredores técnicos e experientes, inclusive nas competições que o próprio município promove durante o ano.  Para quem pratica corrida de forma competitiva ou de lazer beneficia a condição cardiorrespiratória e também serve pra quem está acima do peso. Agora importante que todos procurem uma boa orientação profissional como estamos fazendo aqui num evento como esse”, ressaltou um dos educadores físicos da Sejel, Eduardo Silvestre.

Participantes – A faixa etária dos participantes do Cabedelo Training é variada e isso proporciona uma troca de experiência muito salutar entre eles.

A estudante de engenharia elétrica Mariana Carneiro tem 20 anos, pratica corrida há 2 anos, seguindo os passos do pai – o atleta José de Souza – que já é corredor há décadas.

“O esporte em si é uma grande oportunidade pra gente mudar de vida e sermos mais saudáveis. Este evento demonstra a atenção que o município tem para com o esporte e, em especial, com a corrida, que é uma paixão de tantas pessoas, inclusive minha. Com essa prática a gente faz com nosso corpo funcione melhor, com mais disposição além de outros fatores, como poder conhecer várias pessoas e fazer vínculos dentro dessas atividades. Correr nos proporciona sensações indescritíveis, esse percurso de hoje é bem agradável e com esse tipo de evento Cabedelo abre mais as portas para mais praticantes. Espero que essa seja a primeira etapa de muitas”, disse.

Dentre os corredores também estavam as irmãs Josefa (48) e Esmeralda (41) da Conceição, moradoras do bairro Renascer, que praticam corrida também para superar diversos problemas de saúde.

“Minha irmã é uma guerreira já tem 16 troféus de corridas! Superou vários obstáculos e problemas de saúde, possui uma deficiência visual no olho direito e já realizou 8 cirurgias de pólipo nasal. A gente só vinha acompanhar ela pra torcer, mas agora, por incentivo dela, também estou correndo e ainda um tem uma outra irmã. Isso tem nos feito bem, a corrida trabalha a respiração, regula as taxas, deixa tudo em ordem. E essa iniciativa da prefeitura que faz um evento como esse, pra gente participar de graça, só vem estimular ainda mais a nossa prática” comentou dona Esmeralda.