Dando continuidade ao projeto de arborizar a Alça Sudeste, por meio da parceria entre a Prefeitura Municipal de Patos, através da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o grupo de mulheres Mães de Pietá, na manhã desta sexta-feira (24) foram plantadas mais 30 mudas de árvores, que simbolizam a memória de cada filho devolvido para Deus.
O plantio contou com a participação do vice-prefeito, Jacob Souto, que ressaltou a emoção das mães que sentem como se os filhos estivessem sendo reproduzidos numa árvore. Jacob informou que já são mais de 60 mudas plantadas, ajudando a preservar o ambiente, tornando a Alça Sudeste com uma melhor qualidade ambiental, principalmente para as pessoas que fazem caminhada. Jacob enfatizou também a importância das parcerias firmadas com a Prefeitura.
“A prefeitura sozinha não faz nada, o prefeito Nabor, o vice-prefeito, professor Jacob, e os demais, sozinhos não fazem nada. A gente tem que trabalhar em conjunto e essa parceria com a Universidade Federal de Campina Grande através do campus de Patos, já vem ocorrendo desde o início do nosso mandato, em 2021, quando Nabor assinou os protocolos, os convênios e graças a Deus a gente está vendo os frutos sendo colocados em prática”, enfatizou Jacob.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente Manoella Rodrigues, a prefeitura vai fazer uma base de alvenaria contendo uma pedra onde será gravado o nome dos filhos e a espécie da árvore plantada.
Há três anos que o filho de Nelma Rodrigues faleceu e para ela o projeto traz um conforto e a sensação que seu filho ainda está vivo. “Para mim, esse projeto é como se meu filho estivesse vivo. Eu cuidar dessa planta e ela ir crescendo é como se ele estivesse ali. É a sensação que eu sinto. Eu fiquei muito feliz, estava ansiosa pra chegar esse dia”, relatou Nelma.
A coordenadora do grupo Mães de Pietá, Márcia Mota, explicou que seu surgimento se deu em 2010, a partir do pensamento de padre Elias, e que mais de 250 mães já foram visitadas. Atualmente, já existe o grupo também nas cidades de Juazeirinho e João Pessoa. Conforme Márcia, as plantações são feitas por ordem alfabética e hoje foi o dia do seu filho Igor o que a deixou bastante emocionada. “Eu, particularmente hoje, me emocionei porque é o dia de meu filho Igor. É muito bom você plantar e saber que um dia vai olhar pra o céu e vai ver a beleza da árvore e que a beleza carrega o seu nome. Que é a beleza que eles deixaram em nossos corações. A gente vive na esperança do encontro com a vida eterna, essa é a alegria do coração de uma mãe cristã que tem fé em Deus”, finalizou.
Coordecom