A prefeitura de Matureia, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação realizou neste mês de fevereiro a Semana Pedagógica 2023, dando início ao novo ano letivo com a transmissão de conhecimento e incentivo aos profissionais da educação municipal, por meio de palestra, premiações de projetos educacionais e oficinas para professores e gestores das escolas municipais.
Na última sexta-feira (03), para encerrar a programação do evento, foram realizadas oficinas por etapa de ensino ministradas pela Conviva Consultoria, com a participação dos profissionais Hebert Gomes, Jociano Coêlho e Fernanda Mendes, que desenvolveram as seguintes oficinas:
- Educação infantil: alfabetização e letramento na educação infantil;
- Anos iniciais do ensino fundamental: o ciclo de alfabetização na perspectiva do letramento;
- Anos finais do ensino fundamental: metodologias ativas na perspectiva da transversalidade dos anos finais do ensino fundamental.
As oficinas destacaram a importância do processo de alfabetização com base na escrita, leitura e métodos de ensino para ampliação do conhecimento dos alunos nas diversas práticas sociais, desde a educação infantil aos anos finais do ensino fundamental.
No primeiro dia de evento, os professores e gestores participaram da palestra com o tema “Formação docente: interação entre as dimensões pessoas e profissionais”, ministrada pela professor Kleber Ferreira que abordou sobre a importância de métodos pedagógicos inovadores em sala de aula e projetos interdisciplinares para a aprendizagem significativa dos alunos desde a educação infantil.
Os professores que desenvolveram ao longo do ano de 2022 projetos educacionais com resultados expressivos na aprendizagem e no conhecimento dos alunos foram homenageados com os prêmios Cecília Mota e Professoras em Formação. As premiações tiveram o objetivo de reconhecer as ações desenvolvidas pelos profissionais que abrangeram temáticas com base na literatura, cultura, história e ludicidade. A Semana Pedagógica 2023 também foi espaço para o início dos planejamentos das estratégicas de ensino e aprendizagem de cada escola municipal.