A Prefeitura de Quixaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na última terça-feira (17) a inserção do Implanon, implante contraceptivo subdérmico disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento está sendo realizado na Unidade Básica de Saúde Robson Carneiro Pereira.
Considerado um dos métodos contraceptivos mais seguros disponíveis atualmente, o Implanon apresenta eficácia próxima de 100%, sendo comparável à laqueadura. O dispositivo é inserido sob a pele do braço, pouco abaixo da axila, em um procedimento simples, realizado com anestesia local e duração de apenas alguns minutos.
Para ter acesso ao método, as mulheres interessadas devem procurar a UBS Robson Carneiro Pereira e realizar o cadastro para inclusão na fila de espera. Em seguida, passam por uma avaliação médica para verificar os critérios de elegibilidade e, posteriormente, recebem o agendamento para a inserção do implante.
No dia do procedimento, as pacientes recebem orientações da equipe de saúde sobre o funcionamento do método, possíveis efeitos durante o período de adaptação do organismo, alterações menstruais e demais informações necessárias para o uso seguro do contraceptivo.
O Implanon possui duração de até três anos e pode ser utilizado por mulheres com idade entre 14 e 40 anos, desde que atendam aos critérios estabelecidos pelos profissionais de saúde.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em ampliar o acesso das mulheres a métodos contraceptivos modernos, seguros e eficazes, promovendo autonomia, planejamento reprodutivo e mais qualidade de vida para a população feminina de Quixaba.
Com investimentos constantes em prevenção e assistência à saúde, a Prefeitura segue fortalecendo os serviços oferecidos à população e garantindo mais acesso a políticas públicas voltadas à saúde da mulher.