A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga, nesta semana, as pesquisas Indicadores Industriais e Sondagem Industrial. Os Indicadores, que terão as informações referentes a novembro de 2022 apresentadas na quarta-feira (18), às 10h, identificam mensalmente a evolução de curto prazo da atividade industrial, mais especificamente da indústria de transformação. Já a Sondagem, que terá os dados de dezembro divulgados na sexta-feira (20), às 10h, antecipa a tendência da atividade industrial e as expectativas dos empresários por porte de empresa, região geográfica e setores de atividades das indústrias extrativa e de transformação.
A pesquisa Indicadores Industriais, que teve início em 1992, indica o comportamento efetivo da atividade industrial por meio de variáveis como faturamento, emprego, remuneração e utilização da capacidade. A edição referente ao mês de outubro de 2022 mostrou que houve bom desempenho dos índices relacionados ao mercado de trabalho, na comparação com setembro.
A última edição da Sondagem Industrial, pesquisa mensal de opinião empresarial, apontou que em novembro houve queda das contratações de trabalhadores pela indústria, expectativas pessimistas em relação novos empregos e recuo na intenção de investimentos.
Os dados serão publicados na Agência de Notícias da Indústria, na página de Estatísticas e no Twitter da CNI. Também serão encaminhados, por e-mail, aos jornalistas cadastrados.